Aconteceu nesta quarta-feira, 6, na Biblioteca Pública Municipal Doutor Rafael Paes de Barros, o curso "Inteligência Artificial nas Bibliotecas - Conceitos e Práticas".  O evento contou com a participação de 35 profissionais das bibliotecas de Garça, Botucatu, Lins, Marília, Pardinho e Santa Cruz do Rio Pardo, que se reuniram na Biblioteca Municipal de Garça para aprimorar seus conhecimentos e habilidades no uso da Inteligência Artificial (IA) em suas rotinas de trabalho. Conforme divulgado, a  capacitação foi voltada para a implementação dos recursos tecnológicos nas Bibliotecas e foi ministrado por Leonardo Assis, doutor em Ciência da Informação e bacharel em Biblioteconomia e História pela Universidade de São Paulo. 

Assis é pesquisador e colaborador ativo no Laboratório de Cultura, Informação e Sociedade, e trouxe uma abordagem prática e objetiva para a aplicação da IA nas bibliotecas. 


Os participantes exploraram como a IA pode ser integrada aos procedimentos e à gestão de trabalho, além de como essa tecnologia pode ser utilizada para engajar e fidelizar o público, enriquecer a programação cultural e expandindo os serviços oferecidos pelas bibliotecas.

O curso é uma iniciativa promovida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). 


Polo cultural:
Em março, segundo divulgado pela Secom, a Biblioteca Pública Municipal de Garça foi uma das sete instituições escolhidas pelo Governo do Estado de São Paulo para se transformar em um centro de capacitação estratégico. Este projeto, visa fortalecer o papel das bibliotecas como núcleos de aprendizado e inovação, implementando uma série de programas de capacitação destinados aos profissionais do setor. O objetivo é ampliar o alcance dos serviços prestados e promover a modernização dessas importantes entidades culturais, garantindo que continuem a ser relevantes e polos referenciais mesmo na era digital.