Amanhã, dia 16 de julho, é comemorado o “Dia do Comerciante “ e a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, aproveita o momento para parabenizar todos os comerciantes garcenses que também são responsáveis pelo desenvolvimento da cidade.

“Amanhã é comemorado o Dia do Comerciante e não poderíamos deixar essa data passar em branco. Garça teve a sua economia, primeiro embasada na cafeicultura, e, depois nos tornamos também uma referência no polo eletrônico, sem falar na alimentação. Nesse meio todo temos o nosso comércio, que vem se fortalecendo cada vez mais. Temos, de acordo com dados da Prefeitura, cerca de 1.200 estabelecimentos comerciais e industriais. Temos esses empreendedores que geram emprego e que movimentam a economia local”, disse o presidente da ACIG, Fábio Raniel.

Segundo ele, a  atividade do comércio é movida por processos dinâmicos pela pressão da concorrência e as exigências do consumidor. Tudo isso leva o comerciante, cada dia mais, a se preparar e, esse preparo, vai muito além do saber vender ou de ter talento para atuar no ramo.

Assim como o mercado de emprego requer, cada vez mais, mão de obra especializada, Raniel lembrou que o comerciante tem que estar em constante preparo, que envolve inclusão tecnológica, pesquisa de mercado, comunicação eficaz e competência gestora.

“Ter apenas o talento já não é o bastante. Ser comerciante, e posso falar isso porque sou, é viver um desafio diário para que possamos nos estabelecer nesse ramo. Sei que a chegada do Covid – 19 foi ruim para todos, mas o comércio, o comerciante viveu uma crise sem precedentes. Tivemos que nos reinventar, diante das medidas restritivas. Às vezes, ou a maioria das vezes, a impressão que tínhamos era que o comércio era responsabilizado pela disseminação da pandemia. Seguíamos todas as regras, mas .... o fato é que vencemos, embora muitos tenham fechado as portas. Agregamos novas práticas e aqui estamos”, disse ele.

Segundo Raniel, nesse tempo de pós pandemia o comércio, o comerciante garcense, acompanhou as mudanças que aconteceram em nível nacional e, o satisfatório foi ver lojas como a Casa São Paulo, Bazar Nakata, Tabacaria Leão, Composição, Sapataria, Mave, Ourivesaria Dyonisio, Relojoaria Martins, Relojoaria Rubi terem resistido.

“Ciamos essas empresas pois figuram entre as mais antigas, e me desculpem as que não foram citadas. Temos as farmácias, açougues, supermercados, lojas de utilidades que estão em Garça há muito tempo e que superaram a crise. Muitas fecharam as portas, mas muitos investiram no comércio varejista. E tudo isso, tem por trás o espírito empreendedor de um comerciante”, falou Raniel. 

Por todo esse cenário, o dirigente garcense salienta a importância em se prestar  homenagem ao comerciante.

De acordo com Raniel, o comércio em Garça também é forte nos bairros mais distantes, e tem um consumidor fiel.

“Temos, nos muitos bairros que surgiram na cidade, um comércio vibrante. São mercados, Lojas de Conveniência, farmácias, sorveterias, padarias, bares, pequenas lanchonetes, lojas de confecções. O comerciante também está na periferia, facilitando a vida dos moradores. Muitos desses comerciantes são Microempreendedores, são associados da ACIG. Hoje em dia, em praticamente todos os bairros têm um mercado, um minimercado. É o comerciante ocupando seus espaços, se expandindo”, disse ele.

Frisando que o comércio em Garça é referência na região, o presidente da ACIG comenta que, muitas vezes o comerciante amarga prejuízo para ficar de portas abertas, para não demitir o colaborador, para não deixar seu sonho morrer. 

 

Jantar do Empresariado Garcense


Ao parabenizar os comerciantes garcenses o dirigente lembra que o tradicional Jantar do Empresariado Garcense, ou Jantar da ACIG, começou sob o propósito de homenagear o comerciante da cidade. O objetivo era reunir amigos e familiares, num evento marcado pela descontração, pela alegria, com boa conversa, comida e bebida.

“Foi uma forma que a ACIG encontrou para prestigiar o nosso comerciante, o associado. Foi assim que surgiu o primeiro Jantar da ACIG. O evento foi bom, ganhou proporção e adesão e hoje é uma referência na cidade. No próximo sábado realizaremos a 13ª edição do Jantar da ACIG e, por mais que ele tenha crescido, mantemos a essência e o objetivo. Prestigiar nosso comerciante, nosso associado”, pontuou Fábio Raniel.

O presidente aproveitou para convidar todos a participar do Jantar da ACIG que acontece no próximo sábado, dia 20, no espaço do Monte Líbano.

“Estamos felizes em convidar todos para o nosso jantar. Além de prestigiar o comerciante, estaremos celebrando os 80 anos da ACIG! Esse aniversário só é possível pela força do comerciante, do associado, que acreditando no trabalho por nós realizado, nos dá força, nos dá apoio, credibilidade. Desfrutem de uma noite única com atrações musicais especiais, uma seleção refinada de culinária oriental e hambúrgueres gourmet irresistíveis. Reservem lugar agora e façam parte desta ocasião memorável!”, convidou ele.

Raniel informou ainda que, durante o Jantar da ACIG será sorteada uma moto elétrica entre os associados presentes.

16 de julho

Em 16 de Julho é comemorado o dia do Comerciante, data instituída pelo Presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de Outubro de 1953. Foi uma homenagem a José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu Patrono do Comércio no Brasil pela sua contribuição à abertura do comércio do Brasil com as nações amigas.

Ele foi um político que exerceu grande influência sobre o Príncipe Regente Português D João VI para que os portos brasileiros fossem abertos ao comércio com as Nações Amigas em 1808. Com isso começou um novo tempo no Brasil.
O Dia do Comerciante foi instituído pela Lei 2.048, em 1953.