A Prefeitura de Garça divulgou que está sendo investigada uma morte suspeita por dengue no município, ocorrida no dia 23 de fevereiro.

Segundo o poder público, essa paciente já havia coletado a sorologia anteriormente e teve como resultado para o exame negativo. Porém, como faleceu dentro do período de 30 dias do início dos sintomas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, se iniciou a investigação e assim que o resultado do exame for entregue essa informação será atualizada.

De 1º de janeiro até 9 de março foram confirmados 92 casos da doença. Outros 291 suspeitos aguardam confirmação laboratorial.

EXAMES

A Secretaria de Saúde de Garça solicita a todos que tenham passado por consulta em uma unidade de saúde ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e exista a suspeita da doença, que faça a coleta de sangue (sorologia) dentro do prazo, que vai do 6º dia de início de sintomas até o 30º dia.

Quando um exame não é realizado em tempo, numericamente ele passa a ser considerado positivo, além disso, o paciente não terá certeza se adquiriu a doença ou não.

VISITAS

A Saúde de Garça também alega que os agentes estão encontrando dificuldade para acessar os imóveis, uma vez que os moradores não querem autorizar a vistoria.

Pelo protocolo do Ministério da Saúde, quando há um caso positivo ou em investigação na área, os agentes passam nas residências fazendo o controle manual de criadouros, ou seja, visitando casa a casa e verificando possíveis criadouros que devem ser removidos, além da aplicação de larvicida em casos pontuais.

Após essa primeira visita, é necessário que o agente retorne depois de sete dias corridos e refaça todo o trajeto.

Segundo a Vigilância Sanitária, muitos munícipes não estão permitindo essa segunda visita para a verificação, pois não compreendem que o larvicida tem ação de apenas sete dias.