Um homem foi preso em flagrante por maus-tratos a animais, nesta terça-feira (27), no bairro Teotônio Vilela, zona sul de Marília.
Segundo a ONG Spaddes, denúncia anônima relatou o caso. Os voluntários estiveram no endereço com o apoio do Setor de Investigações Gerais (SIG), chefiado pelo delegado Flávio Rodrigues.
O delegado conseguiu um mandado de busca e apreensão do animal, pois nas imagens recebidas através da denúncia era possível ver que a situação extremamente grave em que o cachorro se encontrava.
No local, os voluntários e a polícia foram recebidos pela companheira do tutor do cão. O autor foi chamado até a residência para dar explicações para a autoridade policial sobre as condições em que o animal estava.
De acordo com a ONG, o cachorro estava caquético, acorrentado no sol, sem assistência médica veterinária, sem alimentação adequada e infestado de carrapatos.
O tutor não apresentou nenhum receituário ou laudo médico que dissesse que o animal estaria em tratamento. Conforme a ONG, a carteira de vacinação do animal estava atrasada, sendo a última vacinação em 2013.
A veterinária que estava acompanhando a Spaddes atestou os maus-tratos. O tutor acabou preso em flagrante e encaminhado até a central de Polícia Judiciária (CPJ), onde permaneceu à disposição da Justiça.
O animal foi recolhido e encaminhado para tratamento veterinário. O caso é considerado grave e há risco de óbito.