Morto em 2020, vítima de um infarto fulminante, o ex-delegado garcense Valdir Tramontini, conhecido por sua eficácia e profissionalismo, teve seu nome indicado para nomear um complexo esportivo na cidade.  A homenagem foi proposta pelo prefeito João Carlos dos Santos e o projeto foi considerado objeto de deliberação na segunda Sessão Ordinária de 2024, realizada no dia 15 de fevereiro último.

De acordo com o  Projeto de Lei nº 24/2024, o imóvel situado na Rua José Rosário nº 1.077, Bairro Labienópolis, passará a ser denominado “Complexo Esportivo e Lazer Valdir Tramontini” . Vale lembrar que, pela localização, o local fica vizinho ao Ginásio João Gonzales(rua José Rosário 1009-1101).

Ao apresentar o projeto o chefe do executivo garcense anexou os 

os documentos exigidos por lei e um breve currículo de Valdir Tramontini que, além de delegado, fez história no cenário esportivo garcense.

De acordo com o apresentado pelo prefeito, "destaque nos campeonatos juvenis realizados na década de 70, Valdir Tramontini sempre foi um artilheiro nato. A comprovação de seu dom em estufar as redes adversárias veio também no futebol suíço, quando se consagrou bicampeão da modalidade com o Independente (1982/83) e campeão com a Fitotécnica (1986). 

Ingressou na Polícia Civil e, devido aos assuntos inerentes à profissão, afastou-se do futebol garcense por um período. Quando retornou, já como um respeitado profissional da área da segurança pública, também se reencontrou com uma de suas paixões: o futebol e a marcação de gols. Além disso, o respeito e a imposição de sua autoridade como delegado, fez com que Garça passasse a verdadeiramente idolatrá-lo como responsável pela segurança do município. Valdir Tramontini também passou pelo futebol suíço e master, defendendo, principalmente, Dinos e Flamengo. A sua última participação foi no Torneio Preparatório de 2020, quando jogou pelo “Os Pior””, relembra o prefeito ao apresentar o projeto na Casa de Leis garcense.

Valdir Tramontini faleceu em 17 de outubro de 2020, vítima de um infarto fulminante. Na época trabalhava na DIG - Delegacia de Investigações Gerais de Marília.

 

Indicação foi feita em 2021 pelo vereador Lico


A indicação do nome de Valdir Tramontini para denominar uma rua ou logradouro público em Garça foi feia em fevereiro de 2021 pelo vereador Lico (PTB).

“Considerando que no dia 17 de outubro de 2020 nosso município perdeu o ilustre delegado Dr. Valdir Tramontini. Considerando que todos os munícipes sentiram muito o falecimento deste ícone de nossa cidade, indico ao Exmo. Sr. Prefeito, nos termos do art. 223 do Regimento Interno, para que através do setor competente da Municipalidade, estude a viabilidade de denominar uma rua ou logradouro público de Dr. Valdir Tramontini,  falecido no dia 17 de outubro de 2020, aos 56 anos”, colocou o vereador na época.

Segundo o edil, Dr. Valdir deixou muitas saudades e um grande legado por onde passou.

Lico argumentou que Tramontini deixou seu nome registrado na história da Polícia Civil, sendo diversos os crimes esclarecidos e quadrilhas desarticuladas por ele. De acordo com o vereador, o  trabalho do Dr. Valdir foi reconhecido por sua excelência, pois nunca mediu esforços para solução dos casos que chegavam até ele. 

“A notícia de seu falecimento deixou a população garcense e a Polícia Civil de toda a região em estado de choque. Dr. Valdir Tramontini era sinônimo de excelência por onde passava. Profissional impar que exercia seu mister com garra e coragem. O objetivo de tal sugestão é homenagear esse querido garcense que tanto batalhou em prol de nosso município”, colocou Lico na época.