Nos últimos meses, Marília tem enfrentado um grande número de vítimas de estelionato relacionado ao pagamento da segunda via da conta de energia elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). O golpe é minuciosamente elaborado e tem levado cidadãos desprevenidos a pagarem a estelionatários, acreditando erroneamente que estão quitando dívidas com a concessionária de energia.

O delegado responsável pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) de Marília, Flávio Augusto Therezo Rodrigues, alerta que o golpe consiste em pessoas buscando pela internet o site da CPFL Paulista, porém, acabam sendo enganadas por um site falso.

“A pessoa acaba pagando para o estelionatário e não para a CPFL. Tudo parece igual, mas não é. Tem até o código de barras. Contudo, o pagamento vai para o criminoso e a pessoa fica com pagamento sem ser realizado”, explica o delegado.

O delegado orienta que as pessoas que perceberem o golpe, muitas vezes após serem notificadas de que existe débito com a CPFL por falta de pagamento, devem procurar imediatamente a Polícia Civil.

“Ao perceber a fraude, as vítimas devem registrar um Boletim de Ocorrência. A investigação da Polícia Civil é fundamental para coibir essas práticas criminosas e levar os responsáveis à Justiça”, afirma Rodrigues.

Em resposta às crescentes ocorrências, a CPFL Paulista emitiu uma nota esclarecendo que seu site oficial não foi hackeado ou invadido. A concessionária ressalta que os golpes não ocorrem por meio de seu site legítimo, mas por sites falsos, que enganam os clientes ao simular o ambiente digital oficial da CPFL.

A empresa assegura que está tomando todas as medidas necessárias para minimizar a situação e tem reforçado constantemente, por meio de campanhas de comunicação, as informações e orientações sobre seus serviços.

A CPFL destacou ainda que mantém políticas robustas de proteção dos acessos ao seu site oficial, orientando as vítimas de golpe a registrarem boletins de ocorrência junto à polícia.

FONTE - Marília Noticia