A Associação Comercial e Industrial de Garça-ACIG realizou na manhã de ontem, 06 de fevereiro, mais uma edição do "Café com o Presidente". Os associados prestigiaram o encontro e, em uma hora e meia (das 7h30 às 9 horas), foram discutidas pautas importantes para o ano de 2024.
A pauta pré-definida foi o ponto de partida para uma conversa que transcorreu num clima agradável e com a participação efetiva de todos.
“Foi muito produtivo e atendeu as expectativas da diretoria. Mais que discutir as pautas, o encontro aproximou os associados da nova diretoria, e atingiu outro objetivo: que o comerciante participe, se sinta pertencente. A nova diretoria que uma gestão voltada para o associado e que estes tenham, de forma efetiva, uma participação nas decisões, que se sinta inteirado, pertencente”, colocou o superintendente da ACIG, Fábio Dias.
Segundo ele, os presentes puderam dar ideias, opiniões, sugestões em todos os assuntos abordados.
“É isso que queremos. Apresentamos os temas e buscamos, entre os associados, o posicionamento deles e um ponto comum para que as ações sejam desenvolvidas. Nós sabemos que a unanimidade não é possível, mas queremos os associados envolvidos nas ações realizadas pela ACIG, queremos que eles se sintam valorizados e um dos princípios para essa valorização é que eles tenham voz. Não somos os detentores do saber e donos da verdade. Para se ter boas ideias não precisa estar na diretoria. Todos são importantes”, frisou o presidente da ACIG, Fábio Raniel.
Dias explicou que embora se fale em final de crise, o comércio ainda vive tempos difíceis e o presidente buscou, juntamente com os lojistas, discutir ações que podem mudar ou minimizar os efeitos negativos que, infelizmente acontecem.
Ontem o presidente Fábio Raniel, juntamente com os lojistas, discutiram campanhas que podem ser realizadas, ações que são compatíveis com a realidade da cidade.
Entre os assuntos abordados foram discutidos: campanha de Natal, Jantar da ACIG, ações referentes aos 80 anos da Associação, Bota Fora.
“Toda ideia é bem-vinda, principalmente quando o objetivo o fortalecimento do comércio. Colhemos muitas ideias passadas pelos comerciantes e, no decorrer do ano vamos rediscutindo e vendo a efetividade de cada ação”, colocou Dias, completando que “Cada um tem uma visão, uma opinião e juntos podemos e fazemos a diferença”,
O Café com o Presidente desenvolvido pela ACIG começou na gestão do então presidente Joao Francisco Galhardo e reúne empresários em geral, para um encontro amistoso com assuntos de relevância para o empresariado, para a ACIG e para o próprio município.
Bota Fora pode ser realizado no Grêmio Teatral Leopoldo Fróes
O Bota Fora, tradicionalmente realizado no mês de setembro, não aconteceu no ano de 2023. A falta de adesão de muitos lojistas, frustrou os organizadores, muitos consumidores e os comerciantes que aderiram ao evento. Pauta do encontro de ontem, o superintendente comentou que, entre as ideias apontadas para a revitalização do evento, prevaleceu a de Luiz Conessa.
“Ele sugeriu que neste ano façamos o evento no espaço do Grêmio Teatral Leopoldo Froes, com horário estendido e a possibilidade de trazer algumas atrações. Há quem diga que não vai no Bota Fora por conta do sol, ou da chuva. Se o evento for realizado no Grêmio não haverá esse problema. Temos alguns participantes do Bota Fora que sentiram a não realização no ano passado. Também tivemos alguns consumidores reclamando a não realização, o que mostra que o evento é bem aceito”, disse o dirigente.
Vale lembrar que o espaço do Grêmio já foi cenário para eventos semelhantes e foi um sucesso.
Jantar da ACIG será realizado dia 20 de julho: associado será prioridade
O Jantar da ACIG, que há muito passou a ser considerado um evento da cidade e não da Associação, será realizado no dia 20 de julho. Muitas decisões ainda precisam ser tomadas como o lugar do evento, o tema, a animação. Por outro lado, um ponto ficou bem definido: a prioridade será o associado.
“O evento ganhou uma proporção que o tornou um evento da cidade, quando na verdade o foco são os associados. Estamos nessa retomada. Uma das ideias levantadas é que façamos as vendas por lotes. O primeiro lote será voltado para o associado, se porventura somente nesse lote já se esgotarem os lugares, fica encerrado. Se houver disponibilidade de lugares, abriremos para outros públicos”, salientou Fábio Dias.
Segundo ele, a medida pode levar a questionamentos, mas foi um ponto discutido com os associados, lembrando que eles são o ponto de partida das ações. E foi pensando no associado que foi realizado o primeiro jantar.
“O evento foi crescendo, crescendo e agradecemos por isso, mas precisamos rever as prioridades. Se é o Jantar da ACIG, que seja marcante a presença dos associados”, finalizou ele.
Enfeites Natalinos: valorização da Praça da Matriz
Os enfeites natalinos sempre permeias as discussões e não seria diferente no Café com o Presidente. As sugestões vieram, mas precisam ser discutidas com mais propriedade.
“É uma situação complicada. Muitas vezes os lojistas sabem o que não querem, mas na hora de pontuar o que querem de fato fica mais difícil. Então esse assunto precisa ser mais discutido; No entanto uma coisa é certa, todos apontaram a necessidade de uma maior valorização da Praça da Matriz. É um ponto importante que deve ser considerado e que estaremos observando”, disse Dias.
Outro ponto discutido foi um concurso entre os lojistas associados da Árvore de Natal mais bonita. Ideias foram levantadas.
“Foram esboços importantes. Teremos muitas coisas para discutir, mas temos um ponto de partida e isso é bom”, frisou o dirigente.
Campanha de Natal
Em meio as muitas ideias apontadas, ficou em evidência que parte seja em prêmio e parte em vales-compra.
“Foi um ponto muito discutido. Estamos sempre pensando em voltar o foco para o lojista. O que pretendemos é identificar o associado que está participando da campanha. Efetuar um cadastro estruturar as campanhas. São passos que discutiremos, mas é certo que, nesse processo, haverá uma identificação dos associados e a premiação também deve ser, de alguma forma, voltada para eles”, explicou o presidente Fábio Raniel.
Aniversário da ACIG
No próximo dia 4 de abril a ACIG completa 80 anos de fundação.
“Num primeiro momento, diante do que discutidos no encontro de hoje (ontem), faremos uma ação no dia 06 de abril, no centro comercial. Ainda estamos em processo de definição das ações, mas algo será feito no comércio garcense”, disse Raniel