Apesar das possíveis manutenções realizadas desde a inauguração em 1962, a falta de registros históricos representa um desafio para a autarquia. Em 2015 uma manutenção para fechamento de fissuras nos decantadores foi documentada, contudo, não há um histórico completo das intervenções. Agora, o Grupo Falcão Bauer de São Paulo, foi contratado para realizar ensaios e avaliações que irão orientar a contratação de um projeto executivo e as futuras obras de manutenção.



Conforme explicou a coordenadora de Qualidade da Água do SAAE, Cristiane de Farias, o prazo de execução do projeto é de 120 dias. Os trabalhos presenciais serão realizados em três semanas: de 29/01 a 02/02, de 05/02 a 09/02 e de 19/02 a 23/02.
Durante essa fase, amostras diversas serão coletadas, ensaios realizados, e inspeções abrangentes serão conduzidas em todo o prédio da ETA. Os resultados destas análises, juntamente com especificações dos produtos químicos utilizados no tratamento e dados das análises da água bruta e tratada, serão a base para um Parecer Técnico que guiará futuras ações na estrutura da ETA Garça.

De acordo com o diretor Executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim, o prédio da ETA, conforme diagnóstico já apontado no Plano Municipal de Saneamento Básico, apresenta problemas estruturais causados pelo tempo.
“É como uma casa que precisa de manutenção constante, e no caso da ETA, que é o coração do SAAE, por ser uma estrutura antiga, já passou da hora”, disse.



A reforma da Estação de Tratamento de Água faz parte do "Programa de ampliação e renovação dos sistemas operacionais de água e esgoto", incluindo melhorias para redução de perdas de energia, água, produtos químicos e otimização da operação.
Ainda, segundo ele, somente com a inspeção técnica será possível compreender a profundidade dos danos. O Parecer Técnico, ao ser elaborado, subsidiará a estimativa de custos e os próximos passos para a tão necessária reforma da ETA da ETA Garça.

Interrupção programada

Durante a inspeção a operação dos dois decantadores será mantida, permitindo a continuidade do tratamento, embora com uma diminuição temporária na vazão distribuída. Contudo, a inspeção do único floculador exigirá uma breve interrupção no tratamento, podendo resultar em uma redução nas vazões e pressões disponíveis no período. Para evitar transtornos, comunicados serão feitos previamente para que a população possa se programar nos dias em que a pressão esteja reduzida.