Hoje, dia 23 de janeiro, conforme divulgado ontem pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos - SAAE pode haver desabastecimento de água em alguns pontos da cidade. A autarquia garcense, segundo publicação, está embarcando em uma jornada de modernização e eficiência, com a instalação de dois equipamentos inovadores. O serviço para a instalação do macromedidor na B2 e dos inversores de frequência na B1 irá acontecer, nesta terça-feira (23)   das 8h às 14h, podendo haver desabastecimento em alguns pontos da cidade. 

O SAAE orienta o uso consciente e necessário da água até que o sistema seja completamente restabelecido.

Segundo publicação da autarquia, o macromedidor e o inversor de frequência serão peças-chave para aprimorar a operação, otimizar o consumo de energia e garantir uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos.

O macromedidor, assemelhado a um hidrômetro residencial, mas projetado para medições de grande vazão, será estrategicamente instalado na B2, em pontos-chave da rede de abastecimento. Com o equipamento será possível avaliar a relação entre o volume de água produzido e o volume efetivamente entregue, proporcionando uma gestão mais precisa e eficiente.

Simultaneamente, na B1, serão instalados os inversores de frequência, um dispositivo eletrônico que não apenas controla a velocidade das bombas, mas também suaviza a partida do motor. Segundo explicou o diretor Executivo do SAAE, André Pazzini Bomfim, essa tecnologia oferece diversas vantagens, incluindo a redução do consumo e custos de energia, automação do processo e uma significativa diminuição na necessidade de manutenção.

“Atualmente, a operação é manual, mas com a introdução do inversor de frequência, será possível modular as bombas, garantindo que operem no nível necessário sem desperdício de energia. Essa modernização não apenas trará eficiência operacional, mas também abrirá caminho para novos investimentos e uma utilização mais eficaz dos recursos naturais, como o Córrego do Barreiro”, destacou Bomfim.