A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Garça, alerta para o aumento no número de casos de cinomose canina na área urbana da cidade.
Segundo a pasta, muito comum nos meses mais frios, a doença está sendo cada vez mais registrada também nos demais meses do ano nos centros urbanos.
A cinomose pode acometer cães de todas as idades, especialmente animais com até seis meses de vida. Os mais idosos também estão mais suscetíveis.
De acordo com o veterinário da Sama, Matheus Berno, o mais importante é a prevenção, que é feita por meio do uso de vacinas polivalentes, presentes nas clínicas veterinárias, pet shops ou com o veterinário de confiança.
“A cinomose tem cura e, como toda doença viral, depende muito do sistema imunológico do animal para combater o vírus. A observação do cão pode fazer toda a diferença para que ele seja diagnosticado a tempo de ser salvo”, diz Berno.
A transmissão se faz pelas vias oral e nasal, por meio de secreções e da urina de cães contaminados. O vírus é altamente contagioso e cães saudáveis, que entram em contato com aqueles infectados, têm grande probabilidade de adquirir a doença, quando não vacinados adequadamente.
SINTOMAS
- Diarreia;
- secreção ocular e nasal de cor amarelo esverdeada;
- febre;
- inapetência;
- tristeza;
- desânimo;
- espasmos musculares involuntários;
- perda de coordenação motora;
- convulsões.