Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 devem realizar o Alistamento Militar obrigatório até 31 de agosto. A inscrição é feita no site www.alistamento.eb.mil.br, ao acessar a página, é necessário informar o número do CPF para validação dos dados pessoais

O prazo teve início em 1º de janeiro e inicialmente iria até 30 de junho, mas foi ampliado em 60 dias. O serviço militar é obrigatório e tem duração de um ano.

Por conta da pandemia de Covid-19, a preferência é de que o processo de alistamento seja feito pelo endereço eletrônico.
Aqueles que não tiverem acesso à internet ou não tem CPF, podem realizar a inscrição pessoalmente na junta militar tendo em mãos a certidão de nascimento, carteira de identidade ou habilitação e comprovante de residência.
Quem não se alistar, além da aplicação de multa, não poderá tirar passaporte, prestar vestibular para instituições de ensino, tirar carteira de trabalho nem ingressar no serviço público ou privado.
O jovem que perder o prazo de inscrição deverá realizar o mesmo processo posteriormente, mas será multado.
Em Garça a Junta Militar 053 está anexa à sede do Tiro de Guerra 02-0174, Rua Professor Edson José Puga, 260, Bairro José Ribeiro.
O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h.
Para muitos jovens de Garça o Alistamento Militar é apenas uma obrigação, e não possuem o menor interesse em servir o exército, porém para tantos outros, a oportunidade de trilhar uma carreira militar é um objetivo de vida.

Para ambos os casos o Alistamento Militar é uma obrigação civil.

A seleção é feita entre os meses de julho e outubro, onde alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nessa segunda fase, os selecionados são submetidos à uma série de avaliações psicológicas e físicas para verificar se estão aptos.

Para mais informações ligar: (14) 3471-2149 ou (14) 9 9774-8603.


Dispensa

A dispensa da corporação pode acontecer por algumas formas:

Excesso de Contingência: Como o Alistamento Militar é obrigatório em todo o país, a corporação acaba recebendo muito mais inscrições do que a corporação suporta. Então algumas pessoas já são liberadas automaticamente.

Arrimo: Caso você seja o único responsável pelo sustento de sua família é possível pedir a liberação, porém você deve apresentar documentos que comprovem essa situação (Comprovante de Renda, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos, etc.).

Problemas de Saúde: No caso de alguns problemas crônicos de saúde ou deficiência física/mental o cidadão também pode ser dispensado.

Estudantes: Não há uma garantia, mas se você comprovar que passou em alguma faculdade e pretende seguir uma carreira profissional diferente, a Junta Militar pode analisar o seu caso e solicitar a dispensa.

Após a sua dispensa, o jovem deve voltar à Junta Militar de Garça na data agendada para participar da cerimônia cívica de Juramento à Bandeira e receber seu CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação).