Por volta das 14 desta quarta-feira (23), representantes da ONG, após receberam denúncias anônima via Whatsapp, se dirigiram até um terreno baldio na Rua Armando Bonini, no Jardim Imperador, em Garça, onde uma cachorra estava em situação de abandono e maus-tratos, com apenas um pote de água e sem cobertura.  O animal estava deitado em decúbito lateral e mal podia se levantar.

Enquanto uma médica veterinária atendia o animal, uma mulher chegou no local dizendo ser dona da cachorra e que estava dando "remédios caseiros" para o mesmo, sem procurar por atendimento veterinário. Vizinhos relataram que a mulher tinha o costume de fazer o mesmo com outros cachorros.

Representantes da ONG, então, acionaram a Polícia Militar, que encaminhou as partes a um Distrito Policial e em seguida à Delegacia Central, onde o delegado plantonista lavrou o auto de prisão em flagrante da acusada por maus-tratos a animais (Crime Ambiental - Pena de 2 a 5 anos de reclusão).

A cachorra foi colocada aos cuidados da ONG Spaddes, já que corria sério risco de morte, sendo encaminhada para uma clínica veterinária em Marília, onde passou a receber os cuidados necessários.