Em meio a pandemia o uso de máscaras (da forma correta) é uma das obrigatoriedades contidas nas medidas sanitárias. O desrespeito a norma pode acarretar multas, mas é comum ver, em meio a população nas ruas e nas lojas, crianças sem usar a proteção. A Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG -, orienta os comerciantes que o uso de máscaras também é obrigatório para crianças acima de dois anos de idade.
“Infelizmente muitos pais, talvez por não saber, saem com os filhos nas ruas, vão às compras e não colocam a máscara. O lojista, muitas vezes, por se tratar de crianças, deixa passar, mas estamos orientando que todos devem usar a proteção. O prefeito publicou um novo decreto, que vale a partir de hoje (9), e as punições são mais severas. É importante que todos colaborem”, disse o gerente da Acig, Fábio Dias.


De acordo com o gerente, alguns munícipes têm reclamado de crianças dentro dos estabelecimentos, sem usar a proteção. Comerciantes e colaboradores delegam tal responsabilidade aos pais.
“Sabemos que os pais são os responsáveis, mas dentro do estabelecimento é responsabilidade do comerciante ou do seu colaborador cobrar o uso da máscara. Cobrar os pais para que as crianças usem a proteção. Temos que estar atentos. O novo decreto é claro em afirmar que se não houver redução dos índices haverá um lockdown. Ninguém quer isso”, falou Dias.


O gerente reconhece não ser fácil convencer uma criança a ficar com a máscara no rosto, mas é necessário. Muitas já estão acostumadas, pois frequentam a pré-escola e o uso da máscara é obrigatório.
“O que nós pedimos é que nossos comerciantes estejam atentos a mais este detalhe e que os pais ou responsáveis entendam a regra, que coloquem a máscara em seus filhos e que estejam atentos ao uso. Todos temos regras e normas a cumprir”, falou ele.


Vale lembrar, como frisou o gerente, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), da Academia Americana de Pediatria (AAP) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC): crianças menores de 2 anos não devem usar máscaras, pois existe o risco de sufocação.