No intuito de minimizar a grave crise provocada pela pandemia da Covid-19, preservar a vida, com a garantia da oferta dos serviços de saúde, que hoje encontram-se operando com sua capacidade esgotada, a Prefeitura de Garça articulou junto aos municípios da região uma reunião virtual. Além do Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, participaram ainda os Prefeitos de Alvinlândia, Abigail Cateli Dias; de Vera Cruz, Rodolfo Silva Davoli e de Guarantã, Marcos Roberto Frugeri. Secretários e diretores de Garça, Fernão, Guarantã, Lupercio e Gália também representaram seus municípios na reunião.
Os prefeitos e demais participantes compartilharam suas ações e dificuldades para conter o avanço da pandemia, como por exemplo, os indicadores desfavoráveis da saúde e a dificuldade de evitar a aglomeração de pessoas, em especial dos jovens.
O prefeito João Carlos falou aos participantes sobre as ações mais restritivas e punitivas do novo Decreto Municipal, publicado nesta segunda-feira, dia 7, e que entrará em vigor amanhã, quarta-feira, dia 9, assim como, expôs a necessidade de lockdown caso os indicadores da saúde não melhorem em sete dias. “Estamos insistindo e apostando, novamente, na conscientização das pessoas e no cumprimento dos protocolos, já amplamente divulgados e de conhecimento de todos, porém, não queremos, mas não vemos alternativa que não a de um lockdown, caso os indicadores de saúde não melhorem em curto período”, disse o Prefeito de Garça.
A reunião deu inicio as discussões para a possibilidade de ações conjuntas entre as cidades da região. Um novo encontro entre os municípios será agendado para a próxima semana, esperando contar com a presença do Prefeito de Marília, Daniel Alonso.